terça-feira, 26 de maio de 2015

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: a difícil e incontornável relação teoria e prática








 
Motrivivência Ano XIX, Nº 28, P. 27-37 Jul./2007
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: a difícil e incontornável relação teoria e prática
Paulo Evaldo Fensterseifer1
Fernando Jaime González2
Resumo
Reconhecendo a difícil e complexa problemática da relação teoria-prática, acentuada ainda mais na Educação Física escolar devido às peculiaridades da área; e considerando que a Educação Física, na condição de disciplina escolar, tem como finalidade "formar indivíduos dotados de capacidade crítica em condições de agir autonomamente na esfera da cultura corporal de movimento e de forma transformadora como cidadãos políticos" (Bracht e González), os autores












É bom ter clareza, no entanto, que esse novo projeto para constituir-se em prática hegemônica deve passar pela invenção de novos sentidos e práticas pedagógicas, processo que não se produz pela aplicação de respostas pensadas por outros. Assim, na nossa compreensão, a EF se encontra "entre o não mais e o ainda não"6. Entre uma prática docente na qual não se acredita mais, e uma outra que ainda se têm dificuldades de pensar e desenvolver.7 



6 Expressão utilizada por Stein (1991) para referir-se ao impasse que vivemos em relação à modernidade.



7 Nesse contexto, entendemos que a ausência de projetos curriculares de EF na maioria das escolas e, particularmente, a falta que sente deles uma porção importante dos professores, é um claro sinal dessa transição.





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