CLAUDIO LIRA
TAFFAREL (1993), a partir da análise dos dados levantados em sala de aula, nas entrevistas e nos documentos, e à luz do referencial teórico Marxista, identificou a dinâmica interna do curso estudado e os traços essenciais do processo de formação de professores de Educação Física. Analisando a formação na sua materialidade expressa no processo de trabalho pedagógico e na produção e apropriação do conhecimento, bem como o que isso representava naquele momento histórico, identificou possibilidades reais, em/de outras condições de organização do processo de trabalho pedagógico e de produção e apropriação do conhecimento. Como possibilidades concretas e de essência, com implicações na organização do processo de trabalho pedagógico e na produção e apropriação do conhecimento científico -
elementos que materializam um currículo de formação profissional - defendeu para a formação de professores de Educação Física as seguintes dimensões: A) a "base comum nacional"; B) os eixos curriculares, que admitem o curso como instância de produção do conhecimento, garantindo-se a indissociabilidade entre teoria e prática e a qualidade da formação teórica; C) a gestão democrática.
Como perspectivas superadoras, TAFFAREL (1993) aponta a necessidade da consideração dos seguintes aspectos: A) A manifestação e a clareza de eixos curriculares referenciados em um projeto histórico alternativo; B) O rompimento com a visão idealista e abstrata da educação e dos alunos, aprofundando a compreensão do sentido da formação do professor de Educação Física no Brasil, reconhecendo-se o processo de trabalho pedagógico como o núcleo essencial desta formação; C) A criação de relações professor-aluno dialógicas e comunicativas, menos ameaçadoras, que possibilitem processos de decisão/execução/avaliação participativo, cooperativo; D) A superação de práticas pedagógicas usualmente adotadas nos termos exclusivos de base positivista, substituindo-as por práticas que estimulem a aprendizagem significativa; F) A reinterpretação da avaliação do currículo, do ensino e da aprendizagem, no sentido de colocá-la no centro da formação do profissional da Educação Física, selecionando os conteúdos conforme o seu significado social, o qual deverá ser explicitado pela avaliação; G) A importância da categoria auto-organização (do coletivo dos alunos), tanto no âmbito da sala de aula como da Faculdade, para lhes permitir o aprendizado de formas democráticas de trabalho; H) A expressão dos resultados dos trabalhos realizados de forma diversificada, por exemplo, em Relatórios que representem a ordenação, compreensão e expressão de uma realidade concreta –como um concreto pensado – permitindo a elaboração teórica e a construção científica do conhecimento; I) A consideração da avaliação como categoria medular que permite a compreensão e intervenção nos seus diferentes âmbitos de expressão -aprendizagem, curricular e institucional – o que amplia as possibilidades de se buscar a consecução de uma unidade de ação, em função dos objetivos gerais do curso de formação de professores de Educação Física, articulados com o projeto político-pedagógico, construído e assumido coletivamente pelo corpo social da escola; e J) A construção coletiva, com base em possibilidades essenciais, epistemológicas e pedagógicas, dos eixos curriculares, condição para um trabalho pedagógico integrador e cooperativo.
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