sábado, 2 de maio de 2015

A teoria de Norbert Elias: uma análise do ser professor


Esse texto elucida bem como é possível usar Elias para analisar o meio Escolar.




A teoria de Norbert Elias: uma análise do ser professor

Dagmar Hunger
Fernanda Rossi
Samuel de Souza Neto


Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”



Isso significa dizer que a constituição do ser professor resulta das diferentes configurações nas quais ele está imerso. Conforme o pensamento de  Elias (1980), as pessoas (no caso, professores) modelam suas ideias a partir de todas as suas experiências e, essencialmente, das experiências que tiveram no interior do próprio grupo. Assim, é preciso entender as interconexões e configurações elaboradas por elas; tais configurações são formadas por grupos interdependentes de pessoas (professores), organizados coletivamente e não por indivíduos singulares. Nenhum indivíduo (professor) é inteiramente autônomo, pois as possíveis singularidades individuais estão sempre enraizadas nas figurações sociais e vice-versa  (LEÃO, 2007).

Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 697-710, dez. 2011. 701

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400002

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