2012
3) Linha de Pesquisa: Fundamentos pedagógicos e sócio-antropológicos do corpo.
Refere-se ao estudo e análise dos aspectos pedagógicos e sócio-antropológicos que permeiam o corpo e o movimento humano. Compreensão do corpo como construção cultural e suas múltiplas formas de manifestação social. Pontos e bibliografia
1. Elias, Norbert O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994. Tradução Ruy Jungmann. 2 ed. Rio de Janeiro, 2v.(OBS: Ler a Introdução à edição de 1968 do vol. 1).
2. Elias, Norbert. Norbert Elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
3. Elias, Norbert. e Dunning, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992. (OBS: Dar atenção ao capítulo 7 - A dinâmica do desporto moderno: notas sobre a luta pelos resultados e o significado social do desporto. p.299-329).
4. Lucena, Ricardo. O esporte na cidade: aspectos do processo civilizador brasileiro.Campinas: Autores Associados, 2001.
5. Wisnik, José Miguel. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
6. Betti, Mauro. Educação física e sociedade: a educação física na escola brasileira. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.
7. Bracht, Valter e colaboradores. Pesquisa em ação: educação física na escola. Ijuí, RS: Unijuí, 2003.
8. González, Fernando Jaime; Fensterseifer, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da educação física escolar I. Cadernos de Formação RBCE, Campinas, SP: CBCE e Autores Associados, p. 9-24, set./ 2009.
9. González, Fernando Jaime; Fensterseifer, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da educação física escolar II. Cadernos de Formação RBCE, Campinas, SP: CBCE e Autores Associados, p. 910-21, mar./ 2010. 10. Molina Neto, Vicente; Bossle, Fabiano; Silva, Lisandra Oliveira e; Sanchotene, Mônica Urroz (Orgs.). Quem aprende? pesquisa e formação em educação física escolar. Ijuí, RS: Unijuí, 2009. 11. Soares, C. L. Educação física: raízes européias e Brasil. 2. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. 12. Bauman, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. 13. Le Breton, David. A sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2006 14. Mauss, Marcel. Sociologia e Antropologia. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2008. 15. Russell, Bertrand. Elogio ao ócio. Rio de Janeiro: Sextante, 2002. 16. Sutton-Smith, Brian. The ambiguity of play. Harvard University Press: paperback edition, 2001.
3) Linha de Pesquisa: Fundamentos pedagógicos e sócio-antropológicos do corpo.
Refere-se ao estudo e análise dos aspectos pedagógicos e sócio-antropológicos que permeiam o corpo e o movimento humano. Compreensão do corpo como construção cultural e suas múltiplas formas de manifestação social. Pontos e bibliografia
1. Elias, Norbert O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994. Tradução Ruy Jungmann. 2 ed. Rio de Janeiro, 2v.(OBS: Ler a Introdução à edição de 1968 do vol. 1).
2. Elias, Norbert. Norbert Elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
3. Elias, Norbert. e Dunning, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992. (OBS: Dar atenção ao capítulo 7 - A dinâmica do desporto moderno: notas sobre a luta pelos resultados e o significado social do desporto. p.299-329).
4. Lucena, Ricardo. O esporte na cidade: aspectos do processo civilizador brasileiro.Campinas: Autores Associados, 2001.
5. Wisnik, José Miguel. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
6. Betti, Mauro. Educação física e sociedade: a educação física na escola brasileira. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.
7. Bracht, Valter e colaboradores. Pesquisa em ação: educação física na escola. Ijuí, RS: Unijuí, 2003.
8. González, Fernando Jaime; Fensterseifer, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da educação física escolar I. Cadernos de Formação RBCE, Campinas, SP: CBCE e Autores Associados, p. 9-24, set./ 2009.
9. González, Fernando Jaime; Fensterseifer, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da educação física escolar II. Cadernos de Formação RBCE, Campinas, SP: CBCE e Autores Associados, p. 910-21, mar./ 2010. 10. Molina Neto, Vicente; Bossle, Fabiano; Silva, Lisandra Oliveira e; Sanchotene, Mônica Urroz (Orgs.). Quem aprende? pesquisa e formação em educação física escolar. Ijuí, RS: Unijuí, 2009. 11. Soares, C. L. Educação física: raízes européias e Brasil. 2. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. 12. Bauman, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. 13. Le Breton, David. A sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2006 14. Mauss, Marcel. Sociologia e Antropologia. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2008. 15. Russell, Bertrand. Elogio ao ócio. Rio de Janeiro: Sextante, 2002. 16. Sutton-Smith, Brian. The ambiguity of play. Harvard University Press: paperback edition, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário